10 setembro, 2010

Jornal da AMOVEC

COMUNIDADE EM AÇÃO

BOLETIM INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO VERDE VALE & CELINA PORTO - AMOVEC

ANO II - Nº 23 - TIRAGEM 300 EXEMPLARES – SETEMBRO DE 2010 – DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Olá “Verdianos” & “Celianos”!!!

Fomos questionados do porquê não citamos o Ministério Público como responsável na condução dos trâmites legais que resultou na transferência do depósito da São Luiz, no Verde Vale.

De fato, se não fizemos o registro explicitamente, de longe a leitura – equivocada – de que não reconhecemos o importante papel daquele órgão e, apesar de pairar sobre alguns – distantes – a nuvem da descrença, em nenhum momento colocamos em cheque a nossa confiança.

O leitor atento e que guarda os exemplares deste informativo, verá a quem sempre recorremos – e continuaremos- verá, também, a atuação do referido instituto. Portanto, a melhor forma de reconhecimento é saber que na Comarca de Santo Amaro, o MPE faz valer o seu papel constitucional, qual seja: “atuar na defesa dos interesses coletivos e difusos” e que qualquer cidadão ou representação legal, constituída há mais de um ano, devidamente fundamentada, pode a ele recorrer.

Audiência Pública?

A AMOVEC deu a sua contribuição, ao encaminhar para o Sr. Paulo Anunciação, Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Santo Amaro, correspondência alertando-o acerca dos rumos tomados na reunião denominada de “audiência pública” ocorrida no dia 27 de agosto, na sede do Botafogo. Fizemos ver a importância deste instrumento jurídico e que a mesma deva ser utilizada com freqüência e em todas as ocasiões, inclusive como forma de desmistificar o conceito de proveito momentâneo. No entanto, o que assistimos naquela data fugiu, em alguns momentos, ao seu objetivo, qual seja, a discussão aprofundada de pontos do interesse dos moradores do Verde Vale, Celina Porto e Santo Antonio, até porque, foram eles que aprovaram e ratificaram a sua realização, de outra forma, por certo, o ato, não teria acontecido. Citamos que muito do esvaziamento se deu em decorrência das “pérolas” lançadas de “todos os lados” tendo ao fundo uma platéia de alguns servidores públicos” a vaiar ou aplaudir como se ali fosse um picadeiro.

Tá chegando a hora!

03 de outubro é o grande dia. Nesta data, milhões de brasileiro rumarão às urnas para escolher os novos dirigentes para um mandato de 4 anos, em se tratando de deputados, governadores e presidente e, de 8 anos, no caso de senadores. Portanto nesta eleição o eleitor deverá escolher seis candidatos, seguindo a seguinte ordem:

Deputado Estadual (5 números)

Deputado Federal (4 números)

Senador (3 números)

Senador (3 números)

Governador (2 números)

Presidente (2 números)

Nunca é demais lembrar que o voto é um instrumento de soberania de cada cidadão e cidadã. Não se permita manipulado ou, comprado, mostre que você esta preocupado com os destinos da nação.

Além do título, leve qualquer documento oficial com foto.

A luta continua!

Muitos dos nossos associados cobram desta associação de moradores um posicionamento acerca dos serviços que deverão ser executados na Avenida José de Lima Barros e rua Coronel Francisco Pinto, no Verde Vale, bem como, o seu início. Segundo informações prestadas pelo Sr. João Ricardo, Secretário Municipal de Infraestrutura, a prefeitura enviou ao proprietário do depósito da São Luiz uma correspondência listando os logradouros citados e, fazendo ver ao mesmo a necessidade do cumprimento do acordo firmado com o Ministério Público.

Esperamos tão logo as chuvas cessem, se dê inicio a recuperação, que, segundo dados fornecidos, perfaz um total de 4.240,00m².

Entendemos a preocupação, pois, daqui a mais uns dias entraremos no verão e de novo, o fantasma da poeira.

Apagando as “velinhas”!!!

Nome Data

José Carlos 01/09

Nara Emília S. Benedicto 02/09

Acácio Fernandes 03/09

Roque Vieira Leal 10/09

Edvaldo dos S. Pereira 11/09

Nilda Mª Rocha 11/09

Mônica Isabela 21/09

Williams Barreto 27/09

Lindinalva da Silva Leal 30/09

A Diretoria deseja aos nascentes, VIDA LONGA!!!

A Terra é Nossa

Segundo informações, o Sr. Ivo Rodrigues Moreira foi notificado para se pronunciar acerca dos lotes doados ao município de Santo Amaro, quando da aprovação do Loteamento Jardim Verde Vale, em julho de 1971. Como já é do conhecimento de todos, foram 12 lotes na quadra 08, perfazendo um total de 3.600 m², onde deveria ser construída dentre outros uma praça.

Alguns associados procuraram a AMOVEC, estes, preocupados diante da possibilidade de um desfecho que não o de reaver o que foi dado, sugerindo que fosse lançada uma campanha visando mobilizar toda comunidade no sentido de reivindicar, como forma de compensação, uma faixa de terra, situada no fundo do Circulo Operário, de propriedade do referido cidadão, conforme Certidão expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis, para que ali se instale o quanto acordado.

A diretoria entende como justa a postura dos pedintes e endossa o pleito, no entanto, como o Ministério Público está à frente do caso - por solicitação da Associação - que aguardemos o desfecho. Isto não impede que comecemos a dizer nos quatro cantos que A TERRA É NOSSA!!!

Terminal?

Completou 20 anos, no dia 14 de julho, o Terminal Rodoviário de Santo Amaro. Como em toda estrutura ali é visível a falta de investimento. Dois pontos merecem uma atenção maior: o primeiro refere-se ao esgotamento sanitário, onde, constantemente, as caixas de passagem apresentam transbordamento, com as águas servidas escorrendo pelas calçadas e via carroçável. O outro, está relacionado á cobertura, onde pode-se ver as vigas metálicas em estado avançado de corrosão, podendo vir a desabar e provocar um acidente com vítimas e , as telhas zincadas, furadas ao longo do telhado.

Infelizmente, as construções faraônicas acabam no decorrer dos anos, engessadas em função de seu alto custo de manutenção, sem falar que o referido prédio não é auto-sustentável. Mais uma vez fica o exemplo quanto ao dimensionamento de alguns espaços públicos e a pergunta: de onde virão os recursos para executar as obras necessárias e urgentes naquele TERMINAL?

Serviços Públicos

Atendendo solicitação de associados, registramos a limpeza, realizada em todas as ruas dos Loteamentos Jardim Verde Vale, Celina Porto e Santo Antonio, pelo pessoal lotado na Secretaria de Serviços Públicos.

Dispensa maiores comentários o feito, assim como, o culto aos autores. Ainda que possa soar friamente, a verdade é que o feito deveria ser visto como algo comum, necessário e obrigatório, parte do dia a dia, como tomar banho, comer, beber e etc., afinal, dessas benesses, usufruem os lotados no centro da cidade.

A Diretoria valorizará toda ação voltada a melhorar a qualidade de vida dos seus associados e moradores e, contribuirá – duramente – quando algo for de encontro.

Nota de Utilidade

Comunicamos aos nossos associados e moradores, bem como, todos os interessados que, por motivos superiores, estamos atendendo - emergencialmente – na rua Padre Lôbo, nº 30. Tel: (75) 3241 – 2862, Cel. (75) 9113 – 8035.

A Diretoria agradece a compreensão.

Descarte

Recebemos uma “denúncia” de que sobras de vidros e pneus velhos, estão sendo descartados em um terreno na rua São Bento. A preocupação das pessoas que nos passou o relato é com o mosquito transmissor da dengue, uma vez que o local, vem servindo de depósito de todo tipo de lixo, com um agravante, o fato de o material levar mais de quinze dias para ser coletado.

É importante que a comunidade esteja atenta, denunciando todos os abusos. Que o responsável pelo descarte dos vidros e pneus, desperte para a necessidade de uma mudança de mentalidade e comportamento; ao Poder Público, o cumprimento do quanto lhe cabe, adotando medidas sócio-educativas e vendo a possibilidade e viabilidade de transformar esse espaços em pequenas áreas de convivência.

S.O.S Embasa

Moradores da Trav. José Júlio de Magalhães Porto recorreram a esta associação de moradores pedindo que adotasse medidas no sentido de “sensibilizar” a Embasa para a necessidade urgente de transferir os ramais, hoje ligados em uma rede de 32mm, para uma nova rede de 60 mm, evitando os constantes vazamentos, como ocorreu no dia 05 de agosto, quando mais de 200 mil litros de água tratada foram jogados fora.

A AMOVEC encaminhou no dia 26 de agosto, correspondência ao Sr. Valbérico dos Anjos, Gerente da Embasa e, segundo o mesmo, os serviços serão executados.


Expediente:

O informativo COMUNIDADE EM AÇÃO, é uma fonte de comunicação de responsabilidade da Diretoria da Associação de Moradores dos Loteamentos Jardim Verde Vale & Celina Porto.

Sede Provisória: Av. Ferreira Bandeira, Nº 12 – Santo Amaro – Ba - CEP 44.200-000. Tel. (75) 3241-7216







Nenhum comentário:

Postar um comentário